No Dia Nacional do Diabetes, INC alerta para risco de doença cardíaca em pessoas com diabetes mellitus
- Detalhes
- Categoria: Matérias e Artigos
- Acessos: 2097
Doença afeta 15,7 milhões de brasileiros e número de casos cresceu nas últimas décadas.
Doença afeta 15,7 milhões de brasileiros e número de casos cresceu nas últimas décadas.
Alimentação inadequada aumenta risco para doenças cardíacas, alerta SBC
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, como hipertensão arter diabetes mellitus, dislipidemias, principalmente triglicerídeos elevados, passam pela alimentação. O hábito alimentar pouco saudável do brasileiro é um grande desafio a ser vencido na área de saúde. Isso porque os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias, principalmente triglicerídeos elevados, passam pela alimentação.
A obesidade é uma doença multifatorial com patogênese complexa, envolvendo fatores biológicos, psicossociais, socioeconômicos e genéticos, representando nos dias de hoje um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular.
É de fundamental importância o controle do açúcar, esclarece o cardiologista Marcelo Assad
No AR em 08/05/2017 - 11:02
No próximo dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Controle ao Colesterol, apontado como um dos principais causadores de mortes por doenças cardiovasculares no mundo.
O novo tratamento, que passou a ser comercializado na Europa em 2015 e deve chegar no Brasil até o fim deste ano, é uma alternativa a pacientes com alto risco de doenças cardiovasculares.
Há algum tempo atrás, o diabetes tipo 2 era uma doença típica de adultos, mas com a elevação das taxas de obesidade infantil, esse tipo de diabetes vem aumentando entre os jovens. Segundo dados da American Heart Association, atualmente uma em cada três crianças e adolescentes de 2 a 19 anos apresentam sobrepeso ou obesidade.
Por que as mulheres sofrem mais? "As mulheres parecem basear o conceito que elas têm de si mesmas na qualidade das relações que elas vivem. Talvez por isso um casamento ruim tenha um impacto tão grande na saúde física e emocional das mulheres"
Quando alguém passa mal na rua, logo vem à cabeça: tem que chamar a ambulância ou um médico. Mas, se o problema for com o coração, pesquisas demonstram que é mais eficaz ter um desfibrilador cardíaco automático em locais onde há aglomeração de pessoas, que a presença de um profissional qualificado.
Nos dias atuais uma em cada três crianças e adolescentes de 2 a 19 anos apresentam sobrepeso ou obesidade, essa epidemia está propiciando que condições e doenças típicas dos mais idosos esteja tendo um incremento perigoso em jovens.
No Brasil, onde o binômio infarto Agudo/Acidente Vascular Cerebral já ocupa o primeiro lugar em causa de mortes, estudos indicam que teremos 250% de aumento na mortalidade cardiovascular nos próximos 30 anos, além de alcançarmos a liderança mundial de casos de infarto agudo do miocárdio:
A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina.
De acordo com os especialistas somente 20% dos apertos no peito são, de fato, de origem coronariana, por isso é muito importante e necessário saber que tipo de incômodo no peito a pessoa está sentindo.