A ceia de Natal é um momento de união e muita fartura. Seguindo algumas orientações simples é possível aproveitar os pratos tradicionais sem transformar a refeição natalina em uma sucessão de excessos gastronômicos. De acordo com a cardiologista Isa Bragança, da Cardiomex, a maioria das pessoas passa todo o último mês do ano exagerando na dose.
“É comum uma pessoa comer mal e além da conta desde o início de dezembro, mês marcado por diversas confraternizações, e só voltar a manter uma alimentação equilibrada depois do Carnaval. Iniciar o novo ano com hábitos alimentares desregrados prejudica o fígado e o pâncreas, altera a pressão sanguínea e eleva o nível de colesterol ruim. Por outro lado, quem optar por ter uma atitude saudável desde já, sem radicalismos, com certeza entrará 2012 cheio de saúde e disposição”, diz a cardiologista.
A seguir, especialistas dão suas dicas para resistir aos exageros de fim de ano, sem abrir mão de saborear o cardápio tradicional de Natal:
Selecione alimentos saudáveis
De acordo com a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, “ao servir seu prato na ceia, comece selecionando os alimentos mais saudáveis. Desta maneira vai sobrar menos espaço para as comidas gordurosas. Também é importante mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido tem uma digestão demorada, além de deixar de saborear os alimentos, o que leva a comer uma quantidade maior. Beba bastante água. Quem está mal hidratado sente mais fome”
Hipertensos, cuidado com o pernil
O cardiologista Marcelo Assad, do Instituto Nacional de Cardiologia, dá algumas dicas para os hipertensos, que podem ser seguidas por toda a família: “Prefira chester ou tender, ao invés do pernil. O bacalhau pode ser perigoso quando está muito salgado. Por outro lado, se o sal for completamente retirado, o bacalhau é um alimento que faz muito bem ao coração, já que contém boas doses de ômega-3. Para os hipertensos, o ideal é escolher apenas um tipo de carne na ceia”.
Não exagere nas bebidas alcoólicas
“No dia 24, não pule refeições por saber que haverá um cardápio variado no fim do dia. É importante ingerir pequenas porções de alimentos saudáveis, como frutas, várias vezes ao dia. Na ceia, preencha uma parte do prato com carne branca, outra com saladas de vários tipos e o restante com receitas mais encorpadas. Escolha apenas um tipo de sobremesa e sirva-se de uma porção. Modere o consumo de álcool. Imponha um limite de dois drinques, no máximo, ingerindo água e sucos entre uma taça e outra. Além de fazer mal à saúde, o álcool em excesso induz a comer muito mais”, recomenda a cardiologista Isa Bragança.
Nozes e castanhas liberadas
De acordo com o cardiologista Marcelo Assed, “nozes e castanhas estão liberadas, já que possuem gorduras que fazem bem ao coração. Uma pesquisa recente indica que consumir nozes, pelo menos uma vez ao dia, reduz em 35% o risco de doenças cardíacas”.
Café da manhã saudável no dia seguinte
“Mesmo que você vá dormir muito tarde, opte por um café da manhã saudável no dia seguinte. Isso mantém o metabolismo acelerado e dá sensação de bem-estar durante todo o dia. Um bom café da manhã é meio passo para o sucesso da nutrição saudável”, orienta a nutricionista Paula Castilho.