Qual a importância da alimentação na prevenção de doenças do coração?
R: Uma alimentação saudável contribui para o controle do peso, da dislipidemia, do diabetes e da hipertensão arterial. Uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos, consumo leve de álcool e alimentos pobres em gorduras trans.

Quais alimentos são fundamentais evitar para não ter doenças do coração?

R: Nenhum alimento isoladamente tem a capacidade e o beneficio de evitar as doenças cardíacas, eles contribuem juntos com condutas que contribuam para um estilo de vida saudável.

Quem come besteira só no fim de semana também está sujeito as doenças?

R: depende dos fatores de risco já presentes, além da historia familiar de doenças cardíacas.

Com que freqüência comendo gorduras a pessoa pode desenvolver problemas coronarianos e de saúde, em geral?

R: A resposta é igual a anterior acrescida, de que alimentação saudável deva fazer parte da rotina do indivíduo, dentro do contexto de uma vida com qualidade, onde a atividade física, não fumar e o bem estar psíquico devem fazer parte dos objetivos na busca da saúde.

É possível retardar o envelhecimento do nosso coração? De que maneira?

R: É factível que possamos retardar o envelhecimento do coração, priorizando cuidados básicos que contribuirão para a manutenção da qualidade de vida:

- Não fumar

- Controlar o peso

- Fazer regularmente atividade física

- Controlar o perfil metabólico (glicose, colesterol, triglicerídeos) e pressão arterial

- Achar atividades que minimizem o impacto do estresse emocional ( válvulas de escapes)

- Alimentação rica em peixes, frutas e grãos

- Não usar drogas como cocaína e crack

- Consumo leve de álcool.

Em relação a outros órgãos, como fígado ou pulmões, por exemplo, o coração envelhece mais lenta ou rapidamente? É possível estabelecer essa correlação?

R: Dependerá do grau de agressão e o veículo utilizado para essa agressão, por exemplo: o consumo de álcool exagerado levará uma destruição hepática mais intensa, o hábito de fumar é mais disseminado, contribui de forma intensa para o comprometimento cardíaco, pulmonar e desenvolvimento de vários tipos de cânceres. Interessante que diferentemente do pulmão onde o comprometimento pelo hábito de fumar é cumulativo, isto é, o número de cigarros ao longo da vida, no coração quando o indivíduo interrompe o seu uso, em apenas um ano, metade dos malefícios do cigarro são interrompidos.

Fala-se que as células da superfície do pulmão, por exemplo, renascem a cada 2 semanas, enquanto as do cérebro ou dos olhos têm a mesma idade cronológica de seu indivíduo. Como funciona o processo de envelhecimento das células cardíacas? Há renovação celular do coração? Com que freqüência?

R: O coração é um órgão diferente, trabalha desde o momento da concepção até o último suspiro do indivíduo, de forma ininterrupta, uma vez lesada a célula cardíaca, a fibrose, com sequelas proporcionais a extensão do comprometimento esta destruição é irreversível, estamos na expectativa de desenvolvimento e resultados das pesquisas na esfera das células-tronco e principalmente da genética, no momento, de tal maneira que os hábitos de vida saudáveis e seguir as orientações e tratamentos de seu cardiologista são atitudes fundamentais para um envelhecimento natural e saudável.