Muitos encaram a chegada das festas de fim de ano como um pretexto para comer sem culpa, mas ignoram os efeitos desses excessos para o organismo. Os cardápios desta época são recheados de frituras, alimentos gordurosos, açúcares, refrigerantes e bebidas alcoólicas, que podem representar para os pacientes cardíacos problemas bem mais graves do que alguns quilinhos a mais.
Nutricionistas do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), referência do Ministério da Saúde no tratamento de doenças do coração, alertam para a importância de manter a dieta mesmo diante das tentações das ceias de fim de ano. Abaixo, o cardiologista do INC, Marcelo Assad, dá uma sugestão de um cardápio especial para hipertensos que pode ser consumido por toda a família:
Frutas – O ideal é fazer das frutas o prato principal da noite. Normalmente são usadas para enfeitar a mesa e acabam esquecidas no meio de tantas guloseimas, mas podem servir de acompanhamento dos pratos salgados, sobremesas ou ingeridas antes da ceia, pois dão a sensação de saciedade. Mas nada de frutas em calda ou compotas, pois essas versões são ricas em açúcar e conservantes, além de perderem a maior parte das propriedades naturais.
Saladas – Junto com as frutas, devem ter grande destaque na ceia. Legumes e verduras são bem-vindos e podem ser temperados com azeite, que reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) e o risco de infarto ou AVC. Use também pouco sal e evite molhos com maionese. Outra dica é usar leguminosas como o feijão fradinho e a lentilha, que dão um toque especial à salada e têm tudo a ver com festas de fim de ano.
Farofa – Em vez do bacon e da calabresa, aposte em queijo de soja, banana e passas. Outra dica é fazer um ovo poché e misturar apenas a clara com a farinha. É uma opção de fazer a tradicional farofa de ovo de uma maneira mais saudável e sem gordura, já que o ovo não será frito.
Carnes – Esqueça o pernil e dê preferência ao chester ou tender. O bacalhau é perigoso se estiver muito salgado mas, se for retirado completamente o sal, é um alimento que faz muito bem ao coração, pois tem ômega 3. Para o hipertenso, o ideal é escolher apenas um tipo de carne: chester, tender ou bacalhau.
Rabanada – Troque o leite integral pelo desnatado, passe o pão na clara do ovo e use adoçante específico para forno e fogão. Coloque as rabanadas no forno em vez de fritar e, por último, polvilhe apenas na canela.
Nozes e castanhas – Estão liberadas e podem ser consumidas, pois possuem gorduras boas para o coração. Recente pesquisa detectou que comer nozes pelo menos uma vez ao dia reduz em 35% a incidência de doenças cardíacas.
Bebidas alcoólicas – Para aqueles que estão tomando algum remédio o ideal é não suspender a medicação. Já os hipertensos que estão com a pressão controlada podem brindar o fim do ano com 1 ou 2 taças de vinho ou champanhe.